Equipe Lírios do Campo.

Foi realizado, na última quinta-feira, 12, o 15º Encontro de Famílias Rurais. O evento, uma promoção da Emater/RS-Ascar e do Grupo de Mulheres Rurais, contou com a parceria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

A atividade, realizada no Ginásio da Sede Comunitária de Linha General Osório, contou com a participação de cerca de 250 mulheres, por intermédio de grupos organizados. O encontro tem como objetivos promover e facilitar o acesso a informações de interesse dos grupos de trabalhadoras rurais. Além disso, busca levar entretenimento e proporcionar momentos agradáveis, favorecendo o fortalecimento da autoestima individual e coletiva.

Na programação, atividades de integração, palestra sobre primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, gincana e show de mágica. A Prefeitura apoiou o evento com o envolvimento do gabinete do Vice-prefeito e as secretarias municipais de Cultura, Agricultura, Saúde, Habitação Desenvolvimento Social e Esporte, e Planejamento e Orçamento.

A gincana foi vencida pelo grupo Lírios do Campo, de Linha Araçá; o segundo lugar ficou com as Amigas do Campo, da Reserva dos Kroth; e o terceiro colocado foi o Sempre Ativas, do Rincão dos Oliveiras.

Segundo o extensionista social da Emater/RS-Ascar, Reinaldo Kucharski, o evento marcou o retorno da atividade, depois de anos suspensos devido a Pandemia (COVID-19). Ele destaca também a solidariedade das participantes, com a arrecadação de cerca de 500 quilos de alimentos não-perecíveis, os quais foram doados para o Hospital de Monte Alverne.

Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, a participação no evento permitiu um grande intercâmbio entre a pasta e as comunidades do interior, reunindo seus saberes tradicionais, como artesanato e culinária. “Descentralizamos as ações culturais com música, show de mágica, através da arte, tirando as famílias do interior de seu cotidiano”, avaliou.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui