Foto: Tatiana Schulz

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou na noite desta quarta-feira, 17, o anúncio da implantação de um importante investimento na área da saúde pública na região de Monte Alverne. Promessa de campanha, a prefeita de Santa Cruz do Sul Helena Hermany, e o vice-prefeito Elstor Desbessel, anunciaram a construção do Plantão Sus na localidade.

O evento, que iniciou as 20h teve inicialmente a apresentação dos corais da comunidade evangélica de Monte Alverne, e da Sociedade Esportiva Cultural Monte Alverne ( SECMA), recepcionando o grande público que se fez presente.

Entre as autoridades presentes no evento, a mesa foi composta pela prefeita municipal Helena Hermany, vice-prefeito Elstor Desbessel, Líder do Governo na Câmara de Vereadores Henrique Hermany, Presidente do Poder Legislativo Municipal Ilário Keller, Secretaria da Saúde Daniela Dumke, presidente do Hospital Monte Alverne Lauri Storch, presidente do Hospital Ana Nery Gilberto Gobbi, e o presidente do Instituto Regional de Otorrinolaringologia (IRO) Antônio Cesar Fontoura.

Considerada pauta prioritária, o governo municipal dedica o olhar especial para a saúde das comunidades do interior. Depois de tornar-se referência em otorrinolaringologia e ingressar definitivamente no cenário da saúde regional como hospital de referência para 13 municípios do Vale do Rio Pardo, o Hospital Monte Alverne dará outro grande salto na oferta e na qualificação de seus serviços. A implantação do Plantão Sus se tornará realidade, em uma iniciativa do Hospital Monte Alverne, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, e Hospital Ana Nery, que vai colaborar na implantação do serviço.

Mas, outro importante investimento foi anunciado. Em uma iniciativa do Hospital Beneficente, e do IRO, outro passo importante será dado, para isso um grande projeto, previamente elaborado, irá ampliar a estrutura do hospital, que passará a ter 2mil mde área construída, através de uma obra orçada em três milhões de reais. O novo espaço irá abrigar a referência de otorrinolaringologia e também contará com ambientes que habilitam a casa de saúde à receber novas referências. Já o espaço na entrada do hospital, onde atualmente se encontra a estrutura do Instituto Regional de Otorrinolaringologia (IRO), passará a ser ocupado pela equipe do Plantão Sus.

O presidente do Instituto Regional de Otorrinolaringologia, Antônio César Fontoura, apresentou o projeto de ampliação do hospital. Além da recepção, a nova estrutura contará com seis consultórios, duas salas de exames e três salas de espera, entre outras dependências. Ele agradeceu à prefeita pelo apoio ao projeto. “A senhora está demonstrando à comunidade que o que se arrecada em impostos em Santa Cruz do Sul retorna ao cidadão em obras como essa”, afirmou. Também presente ao ato, o presidente do Hospital Monte Alverne, Lauri Storch, enfatizou o trabalho sério feito por gestões anteriores e pela atual na administração da entidade. “Com o avanço do Hospital, a nossa comunidade também cresce”, declarou.

A prefeitura viabilizou o investimento de 1.500.000,00 para ampliação e restauração da casa de saúde, e o restante foi viabilizado pela busca de recursos provenientes de outras fontes. Oriundo de emendas parlamentares e para fechar o valor do orçamento da obra, o Deputado Federal Pedro Westphalen, Deputado Federal Giovani Cherini, e a Câmara de vereadores destinaram o restante do valor para a execução da obra.

Assinatura do contrato marcou a noite histórica para Monte Alverne. Foto: Tatiana Schulz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui