O ano letivo começa na próxima semana com novidades na rede municipal. O prefeito Telmo Kirst assinou nesta terça-feira, 11, a autorização para encaminhar o processo licitatório da construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sildo Paulo Goettert, no Bairro Castelo Branco. O evento, realizado no Salão Nobre do Palacinho, contou com a presença de diretores e membros da comunidade escolar. A expectativa é de que o edital seja lançado no começo de março. Já as obras devem ser iniciadas em maio deste ano, com conclusão em abril de 2021.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEE), o investimento para construir a nova Emei está estimado em R$ 2.027.888,31. Os recursos para execução da obra serão oriundos do contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A edificação terá 1.264,79 metros quadrados de área construída e capacidade para atender até 240 crianças de zero a 5 anos, oriundas do próprio bairro e também do Esmeralda, Vila Nova e do Arroio Grande. O terreno está situado na Rua Itaqui, próximo ao Supermercado Rede Vivo.

O projeto arquitetônico contempla áreas de lazer internas, sala de atividades múltiplas, espaço para amamentação, salas de berçário com fraldário amplo, lactário, áreas amplas para funcionários e espaço individualizado para secretaria, direção e professores. As janelas serão grandes para proporcionar aos ambientes a entrada de ventilação e iluminação naturais.

Homenagem

Depois de pronta, a escola receberá o nome do ex-vereador Sildo Paulo Goettert. Natural de Santa Cruz do Sul e com formação técnica em contabilidade e em Direito, ele iniciou suas atividades profissionais fazendo carreira no magistério. Foi vereador por cinco mandatos consecutivos no período de 1964 a 1988, tornando-se presidente do Poder Legislativo nos anos de 1974 e 1988, além de ter assumido a chefia do Poder Executivo durante o governo de Armando Winck, em 1988.