“Ser capazes de sonhar”: esta é a mensagem do Papa Francisco aos jovens, no dia em que celebra a Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, mas em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Lisboa em 2023.

O Pontífice celebrou à Santa Missa na Basílica de São Pedro e em sua homilia comentou as leituras deste domingo da Solenidade de Cristo Rei do Universo. De modo especial, refletiu sobre duas imagens.

A primeira, tomada do Apocalipse: “Ele vem no meio das nuvens”. A segunda imagem é a do Evangelho, quando Cristo, encontrando-Se diante de Pilatos, lhe diz: “Eu sou rei”.

Jovens sonhadores

Mas foi ao verbo “sonhar” que Francisco dedicou as passagens mais profundas de sua homilia. O Pontífice agradeceu aos jovens quando fazem de Jesus o sonho de suas vidas, quando são capazes de realizar os sonhos com coragem, quando sonham a fraternidade, a solidariedade, a justiça e a paz – sonhos que correspondem aos do Evangelho.

“Não tenham medo de se abrir ao encontro com Ele, que ama os seus mesmos sonhos e os ajuda a realizá-los.” Um jovem que não é capaz de sonhar, disse ainda Francisco, ficou velho antes do tempo. E pede que sonhem fazendo barulho, porque significa que não querem viver na noite, nem adormecidos ou anestesiados. Mas sonhar acordados, sonhadores que se mantêm abertos às surpresas do Espírito Santo.

Jovens livres, consciência crítica da sociedade

Sobre a segunda imagem – “Eu sou Rei” – Francisco recorda que o Reino de Jesus é diferente dos reinos do mundo: “Deus não reina, para aumentar o seu poder e esmagar os outros; não reina com os exércitos e com a força. O Seu é o Reino do amor, de quem dá a própria vida pela salvação dos outros”.

A liberdade de Jesus é fascinante, prossegue o Papa. Deixemos que nos toque dentro, comova e suscite em nós a coragem da verdade.

Não estamos aqui para nos fazer encantar pelas sereias do mundo, mas para assumirmos a nossa vida, aferrarmos a vida vivendo-a plenamente.

Francisco exorta os jovens a serem livres, autênticos, consciência crítica da sociedade para, com Jesus, reinar em prol da justiça, do amor e da paz.

Foto: Rádio Vaticano

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui