Foto: Luiz Fernando Bertuol

Fazer um elogio ou sugestão em razão de algum atendimento prestado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, solicitar uma troca de lâmpada, o conserto de um bueiro ou mesmo registrar uma denúncia, agora será mais fácil e mais rápido para os cidadãos. Com o propósito de aperfeiçoar os canais de relacionamento com a comunidade, através da Ouvidoria, um sistema de protocolo digital foi criado e já está em funcionamento no site oficial do Município (www.santacruz.rs.gov.br).

Somente no ano passado, mais de 8,3 mil demandas relacionadas a todas as áreas da Administração foram protocoladas. Desse montante, a maior parte foi feita via WhatsApp, o que não permitia ao demandante acompanhar o status da sua solicitação. Como todo o trabalho até então era feito de forma manual pelo setor, a resposta podia demorar até mais que o esperado. Pelo sistema informatizado deve-se ganhar em agilidade. Em questão de segundos, após efetuado o protocolo no sistema, a pessoa receberá por e-mail uma mensagem com código, data e hora do registro e um link para acompanhamento.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Fábio Eduardo da Silva, a adoção da ferramenta vai aproximar ainda mais a comunidade do poder público porque deverá reduzir o tempo de espera do cidadão por uma resposta efetiva para a solução do seu problema. “Pelo modo manual se leva mais tempo, se tem muito mais trabalho e pouca praticidade. O sistema informatizado nos permite visualizar o conjunto e ter maior controle sobre o que nos é demandado pela população”, explicou.

Segundo o secretário, a modernização da Ouvidoria é uma das 33 metas estabelecidas para serem executadas dentro dos cem dias de governo e que está sendo cumprida. “A comunicação entre o poder público e a comunidade precisa funcionar a contento. É muito ruim quando o cidadão fica sem resposta ou não recebe o devido acolhimento para as suas demandas”, disse. Ele destaca ainda, que a ferramenta foi criada e implementada sem gerar nenhum custo a mais para os cofres da prefeitura. Tudo foi feito aqui dentro pelos nossos próprios servidores”, ressaltou.

Para a prefeita Helena Hermany, a modernização dos instrumentos de comunicação entre a prefeitura e a comunidade é uma necessidade dos tempos atuais. “A prefeitura existe para bem servir o cidadão, portanto temos que usar as ferramentas de tecnologia hoje disponíveis para aperfeiçoar esse relacionamento. Esses recursos chegam para conferir mais celeridade e transparência aos atos da administração e significam um salto de qualidade na prestação de serviços”, observou.

Embora a ferramenta esteja disponível no site oficial do Município para que o preenchimento do formulário seja feito pelo próprio autor da demanda, quem preferir também poderá seguir acessando a Ouvidoria pelos canais até então utilizados, como WhatsApp, e-mail e/ou presencialmente. No caso do WhatsApp e do e-mail, a pessoa será direcionada para o site através de um link.

Como acessar o protocolo digital:

Entrar no site da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e clicar na aba Cidadão. Ao abrir a tela Serviços para o Cidadão, ir na opção Atendimento ao cidadão, Pedido de Informação e Ouvidoria. Na tela Serviços ao Usuário estão as opções para protocolo de reclamação, sugestão, elogio, denúncia etc.

Também é possível entrar no site e ir na barra de botões azuis à direita da tela, descer o cursor pela barra de rolagem até encontrar o botão Caci – Central de Atendimento ao Cidadão, Ouvidoria e SIC. Ao clicar sobre ele aparece a tela Serviços ao Usuário, onde estão as opções para protocolo de reclamação, sugestão, elogio, denúncia etc.

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