VENÂNCIO AIRES, RS, BRASIL, 25-11-2019: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Foto: Leandro Osório/ AI PMVA

Fortalecimento da cultura germânica através das possibilidades do turismo foi apenas um dos temas debatidos nas agendas de ontem, 25, em Porto Alegre, aproximando um pouco mais Venâncio Aires da Alemanha. Durante a tarde o Prefeito Giovane Wickert juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen e a Coordenadora do Departamento de Turismo, Angelica Diefenthäler, estiveram em dois importantes encontros.

No Consulado Geral da República Federal da Alemanha a visita foi ao Consul Geral Dr. Thomas Schmitt. O Consul apresentou dados através do Instituto Goethe, onde Venâncio Aires figura entre os principais Municípios com tradição Germânica, assim como, sobre o aumento de alemães nativos visitando o interior da Capital Nacional do Chimarrão devido a manutenção cultural da região. Dr. Thomas manifestou a sua preocupação com a preservação dos dialetos nas comunidades de origem  alemã, em especial o Hunsrückisch, fortemente usado pelas comunidades teuto-brasileiras no RS, SC e PR. Questionou também sobre o processo de crescimento de Venâncio Aires e apontou itens importantes de desenvolvimento cultural e valorização crescente da região para estreitar pontes para um futuro promissor. Conforme dados do Consulado, Venâncio Aires tem em torno de 450 estudantes formais na Língua Alemã, distribuídos na Escola Gaspar, EMEF Alfredo Scherer e escolas particulares de idiomas. Foi entregue pela Administração Municipal, um dossiê contendo um levantamento de algumas iniciativas ligadas à cultura alemã, como a biblioteca mantida pela Sociedade de Canto e Jovialidade de Linha Andréas, o grupo folclórico alemão Die Schwalben, arquitetura e tradicionais eventos que acontecem no interior do município, além de reportagens  do Jornal A Folha do Mate, sobre a visita de alemães, o perfil Sócio Econômico de 2018 e 2019, materiais gráficos de Venâncio Aires e um kit de erva-mate das Ervateiras Elacy e Madrugada. O cônsul também foi presenteado com uma peça da Coleção ‘Venâncio feito à mão’, uma boneca alemã,  trabalho da artesã Ana Paula Ghilardi Saatkamp em co-criação com a designer Luana Sehn.


Na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), a comitiva do Executivo Municipal foi recepcionada pelo Diretor Executivo, Dietmar Sukop e pela Gerente de Relacionamento, Aline Martins. Na ocasião, em continuidade ao assunto para elevar Venâncio Aires no turismo e nos negócios, foram abordados temas de relevância para estabelecer relações comerciais em cima das oportunidades oferecidas na Internationale Tourismus-Börse (ITB) Berlin, uma tradicional feira para profissionais da área de turismo que acontecerá em 2020, principalmente, com o objetivo de prospectar o turista europeu para a região, considerando as nossas características culturais de colonização germânica no que se refere à criação de roteiros e destinos turísticos, visando a Rota do Chimarrão e outras belezas naturais do interior. Tudo isso visando, primeiramente, o resgate histórico ainda latente nas comunidades germânicas e no decorrer, a valorização da cultura unindo as várias Alemanhas existentes em Venâncio Aires. Outro ponto interessante da visita foi a apresentação do Serviço Especializado Sênior (SES),  um programa que  consiste em oferecer serviços de aconselhamento e assessoria realizada por profissionais alemães aposentados, voluntariamente, em todo o mundo, para ajudar na solução de problemas, na implementação de novos processos, no treinamento de funcionários, dentre outras áreas de atuação do programa.

Texto e foto: Leandro Osório