Foto: Reprodução

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) informa que a atualização cadastral dos produtores rurais e a declaração anual dos animais em 2022 ocorrem entre 1º de junho e 31 de outubro. Desta forma, as planilhas de atualizações não estarão disponíveis em janeiro, como de costume.

A declaração anual de rebanho possui caráter obrigatório e será modernizada, sendo realizada através de plataforma digital em substituição às vias impressas. A base de dados está sendo desenvolvida e validada para obtenção de informações mais completas e confiáveis, diante elevação de status sanitário recentemente obtido pelo Rio Grande do Sul, como Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, o que exige maior eficiência do serviço de defesa agropecuária.

Considerando que todas as políticas de sanidade animal são baseadas em dados contidos no sistema de defesa agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul, ter confiabilidade nas informações recebidas pelas Inspetorias de Defesa Agropecuária é fundamental para planejamento e ações para prevenir e controlar enfermidades de interesse do serviço veterinário oficial, ou diante de emergência sanitária, como a ocorrência de um novo foco de Febre Aftosa.

As atualizações de rebanho, como registro de nascimentos, evolução de rebanho, mortes ou abate para consumo podem ser realizadas na Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima a qualquer época do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui