Foto: Agencia RBS / Divulgação

A chuva do início da semana não foi capaz de amenizar o calorão dos últimos dias, embora tenha reduzido um pouco as temperaturas em algumas regiões do Estado – como na Capital, onde a máxima caiu da casa dos 40ºC para uma média de 35ºC, na segunda-feira. Mas quem espera uma redução maior dos termômetros vai se decepcionar.

A previsão é de uma sequência de dias muito quentes em todo o Rio Grande do Sul. Conforme Carine Gama, meteorologista da Climatempo, uma nova onda de calor fará com que as temperaturas sejam novamente passíveis de recordes. A meteorologista sinaliza que terça, 25, e quarta-feira, 26, devem ter as maiores marcas.

Em Porto Alegre, as máximas se manterão entre 37ºC e 41ºC – temperatura prevista para a terça-feira, 25. Se confirmar, esta será a maior máxima já registrada na capital gaúcha desde o início das medições por parte do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde é de 1943, quando em 1º de janeiro daquele ano, os porto-alegrenses enfrentaram 40,7ºC.

Em outras regiões do Estado, os termômetros podem bater recordes já no final de semana. Em Campo Bom, conhecida como a cidade mais quente do RS, Santo Ângelo e Uruguaiana devem registrar 39ºC, 40ºC e 42ºC, respectivamente, no domingo, 23. Em Santa Cruz do Sul o final de semana tem marcas previstas entre 39°C e 40°C

 – Um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico impede a passagem de frentes frias mais continentais. Além disso, estamos no período do La Niña, que provoca chuva abaixo da média no Sul. No verão, com máxima incidência solar, temperaturas mais altas e ausência de nebulosidade e chuva, há muita radiação solar, que provoca mais calor – explica Carine.

O Inmet, que já havia emitido um aviso de onda de calor no dia 13 de janeiro, publicou nesta quarta-feira, 19, um novo alerta, sinalizando que o fenômeno deve persistir, pelo menos, até segunda-feira, 24, com temperaturas 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.

De acordo com Rogério Rezende, meteorologista do instituto, o calor persiste e a a tendência é de que o fenômeno ainda se prolongue pela próxima semana.

– A temperatura deve se manter na casa dos 40ºC, 41ºC em linhas gerais em todo o Rio Grande do Sul, principalmente na faixa mais a Oeste. Com exceção do Litoral, por conta da influência do oceano e da Lagoa dos Patos, que têm  função termorreguladora, o que não quer dizer que não possam ocorrer temperaturas bem elevadas – alerta Rezende.

O calor deve amenizar somente no fim do mês. Os dados do Inmet ainda indicam condições extremas, pelo menos, até o dia 25. De acordo com a Climatempo, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, haverá uma queda de temperatura, principalmente no Leste, no Litoral e em Porto Alegre, onde as temperaturas podem ficar abaixo dos 30ºC. Já na Fronteira Oeste, onde comumente são registradas as temperaturas mais altas do Estado, os termômetros devem sair da média dos 40ºC para os 33ºC.

Fonte: GZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui