Foto: Divulgação

Moradores do Bairro Linha Santa Cruz atenderam ao chamado feito pela subprefeitura e no último final de semana fizeram uma limpeza nas suas residências. O resultado dessa mobilização foram 19.170 quilos de entulhos recolhidos e levados para a Usina de Lixo, onde acontece a separação e a destinação correta dos materiais, gerando renda para as dezenas de famílias.

O mutirão de recolhimento foi realizado no início desta semana pela subprefeitura, com o apoio das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Seoi) e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), do Rotary Cidade Alta e da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc). A pedido da subprefeitura, os moradores colocaram os resíduos em frente às casas e dez cargas de caminhão foram recolhidas.

De acordo com o subprefeito João Cassep, são realizados em média dois mutirões por ano no bairro, um geralmente entre os meses de março e abril e o outro no final do ano. “Agora é uma época em que as pessoas gostam de arrumar a casa, de trocar os móveis, geralmente têm muita coisa para descartar e não sabem onde colocar”, disse. Ele ressalta o caráter educativo da ação. “É um forma de incentivar a consciência ambiental e mostrar para as pessoas que a prefeitura está fazendo a parte dela, por isso é muito bom que se divulguem os números”.

Mesmo com a frequência dos mutirões e das ações de conscientização sobre descarte correto, muitas pessoas ainda insistem em jogar seu lixo em qualquer lugar, em total desrespeito ao meio ambiente. “Podemos dizer que 80 por cento do que recolhemos foi o que as pessoas depositaram em frente às casas, como nós pedidos, mas cerca de 20 por cento retiramos de áreas verdes e terrenos baldios. Depois que identificamos esses locais, sempre colocamos placas lembrando que é proibido colocar lixo”, disse Cassep.

Eletrônicos – Durante o mutirão, o ponto de recolhimento de eletrônicos, instalado na subprefeitura, também recebeu dezenas de equipamentos, como televisores, máquina de lavar, celulares e outros. O ponto funciona o ano inteiro, porém cabe frisar que não recebe pilhas e lâmpadas. Essas devem ser entregues nos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridas. São eles os responsáveis pela logística reversa. A subprefeitura também recebe óleo de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui