Foto Ilustrativa

Em meio a programação da 1ª Semana Municipal de Combate à Violência contra as Mulheres, que acontece de 22 a 26 deste mês, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), realiza nesta quarta-feira, 24, a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores, o 18º Seminário Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, o ponto alto da programação.

Na ocasião, a palestrante convidada será a diretora de Políticas Públicas para Mulheres do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó. Ainda pela manhã, ela estará em Santa Cruz para conhecer no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISP), a rede de proteção à mulher. Na sequência, será recebida pela prefeita Helena Hermany no Palacinho.

A 1ª Semana Municipal de Combate à Violência contra as Mulheres conta com palestra, capacitação, roda de conversa e outros momentos voltados para o público em geral, mas especialmente para integrantes da rede de proteção à mulher, formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Escritório da Mulher, Casa de Passagem, Brigada Militar, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

As atividades seguem na quinta-feira 25, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, com um momento de capacitação para as agentes comunitárias de saúde. Elas receberão treinamento para reconhecer situações de violência que possam estar ocorrendo dentro das famílias por elas acompanhadas e saber para onde encaminhar os casos. A capacitação ficará a cargo de representantes do CMDM, da OAB e da Patrulha Maria da Penha. O evento será no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, com início às 13h30.

Conforme a programação, o fechamento da 1ª Semana Municipal de Combate à Violência contra as Mulheres, na sexta-feira 26, terá como palco o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest e as atividades programadas serão abertas ao público. Das 17h às 20h, mulheres de todas as faixas etárias poderão aprender um pouco sobre dicas de defesa pessoal com o sargento Diego da Cruz Araújo, da 2ª Companhia de Bombeiro Militar.

As pessoas que comparecerem nesse dia estarão convidadas a assistir apresentações culturais, acompanhar a confecção de painéis de grafitagem e participar da roda de conversa sobre conscientização para combate à violência contra a mulher, atividade que será conduzida pelo CMDM.

Sobre a palestrante – Bianca Feijó é diretora de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2017, coordenou o Centro de Referência da Mulher do município de Gramado, de forma voluntária.

Em 2018, ganhou o prêmio Mulher Cidadã, concedido pela Assembleia Legislativa por seu trabalho de aproximação com a comunidade. Neste ano, foi uma das 18, entre 200 mulheres indicadas para receber uma homenagem da Fundação Lemann, por sua atuação durante a pandemia. Além disso, Bianca também é embaixadora no Rio Grande do Sul do movimento suprapartidário por mais mulheres na política, Vamos Juntas. Ela também é líder do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil, da empresária Luiza Trajano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui