O  professor e escritor Jeferson Tenório  é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2020. O anúncio acaba de ser feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

Tenório diz que foi escolhido para ser o patrono pelo meu trabalho com a literatura, por ser professor, por ajudar a formar leitores. “Não fui escolhido pela cor da minha pele, por ser negro. Mas acho importante a mudança da ideia de que o patrono seria aquele senhor branco com uma certa idade”, destaca.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. Recentemente lançou o romance “O Avesso da Pele”.

Tenório é Mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Ufrgs, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS. Como escritor, conquistou diversas premiações de relevo, entre elas a Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005); o 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre (2008); além de receber os prêmios de Livro do Ano, para “O beijo na parede” (2014) e “Estela sem Deus” (2018).

Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Seu mais recente lançamento, “O Avesso da Pele” (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.

A Feira do Livro de Porto Alegre será totalmente on-line neste ano, com realização de 30 de outubro e 15 de novembro. O evento terá todas as suas atividades realizadas de forma gratuita e com transmissão on-line. Haverá duas lives diárias entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, sempre às 18h e às 19h30. Serão conversas em torno da leitura com um ou dois escritores e um mediador convidado, escolhido de acordo com o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui