Foto: Rádio Santa Cruz

Depois de formar turmas em Candelária, Venâncio Aires e Vera Cruz, 19 jovens aprendizes de Vale do Sol receberam nesta terça-feira, 31 de outubro, o certificado pela conclusão do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores (Av. 15 de Setembro, 947 – Centro), às 14 horas.

O padrinho foi o professor Nestor Raschen, presidente do conselho consultivo do Instituto. Com idades entre 15 e 18 anos, os adolescentes que participaram do programa foram contratados como aprendizes e receberam remuneração e terão certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Em Vale do Sol, as empresas INTAB, JTI, Philip Morris e Premium Tabacos envolveram-se no processo de contratação, cedendo cotas de aprendizagem. O projeto contou ainda com a parceria da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), que cedeu uma sala de aula, além de laboratório de informática, auditório e biblioteca; e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Vale do Sol, que viabilizou o transporte e a alimentação dos participantes.

Segundo o educador de referência, Adriano Emmel, a turma se envolveu com a comunidade e nos últimos meses esteve especialmente engajada com as pautas do município, por meio da Sessão Plenária do Estudante realizada no dia 16 de outubro, na Câmara de Vereadores. “O objetivo principal da atividade foi desenvolver a cidadania dos jovens. Os aprendizes analisaram projetos de lei oficiais, ações que envolvem a gestão municipal e visitaram órgãos públicos”, destaca. Segundo ele, os adolescentes aprenderam a partir da vivência como é importante o jovem estar inserido na discussão das ações que envolvem o desenvolvimento do município.

A quinta e última turma do piloto continua em andamento em Santa Cruz do Sul, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Simonis, na localidade de Linha Boa Vista, e tem formatura marcada para o dia 07 de dezembro.