Fotos: Luiz Fernando Bertuol

Espaço de devoção religiosa, o local onde ficava o Santuário de Schoenstatt recebeu outra destinação igualmente sublime. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul inaugurou oficialmente no local, na tarde desta sexta-feira, 12, a Escola de Educação Infantil Menino Deus. Participaram do ato diversas autoridades municipais, servidores públicos, pais, alunos, professores do educandário, integrantes do Movimento de Schoenstatt e imprensa.

A área, às margens da BR-471, foi adquirida pela Administração Municipal junto ao Movimento Apostólico de Shoenstatt, que transferiu-se para outro local. A iniciativa permitiu ao Governo Helena Hermany a criação do educandário para crianças de 0 a 5 anos para atender, principalmente, moradores do Loteamento Mãe de Deus.

Com capacidade para até 120 crianças, a escola, que começou suas atividades em maio, tem matriculadas 85 crianças em turno integral e mais cinco em turno parcial. As atividades tiveram início em maio e a gestão da escola é responsabilidade da AESCA – Associação Educacional e Social para Crianças e Adolescentes, selecionada mediante chamamento público.

A criação da escola no antigo Santuário é uma reivindicação dos moradores da região, que precisavam atravessar a estrada para levarem os filhos à aula. A adequação da estrutura foi realizada com recursos próprios da Secretaria de Educação e o auxílio de vários colaboradores e secretarias.

Em seu pronunciamento a prefeita Helena Hermany afirmou que o espaço, que por 43 anos recebeu a visita de muitos devotos do Movimento Apostólico de Schoenstatt, é divino e que assim vai permanecer. “Não há bem maior que uma obra como esta, um lugar para guiar, proteger e ensinar nossas crianças para que se tornem cidadãos de bem”.
Já o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, fez questão de ressaltar o empenho de muitas mãos para tornar realidade o novo educandário. “É um dia de celebração por mais uma obra e de gratidão por todos os que contribuíram para chegarmos aqui. Estamos trabalhando pela grande missão deste governo que é cuidar das pessoas e esse espaço significa mais segurança e qualidade na educação”, disse.

Para o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, a implantação de uma nova escola no antigo Santuário de Schoenstatt, após toda a polêmica acerca da transferência das irmãs para outro local, é uma grande conquista. “Estamos diante de um recomeço, de um novo tempo para um espaço que nunca vai perder a sua essência. As irmãs não estarão aqui fisicamente, mas ficam aqui 90 filhos da Mãe de Deus”.

Na ocasião, a prefeita também recebeu da Congregação Irmãs de Maria de Schoenstatt as chaves da capela, agora restaurada, e também uma imagem da Mãe Peregrina. A prefeitura vai estudar agora a melhor forma de colocar o espaço novamente aberto ao público em breve.

 

Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Foto: Juliana Müller / Rádio Santa Cruz
Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Foto: Juliana Müller / Rádio Santa Cruz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui