Foto: Divulgação

O Hospital Santa Cruz (HSC) realiza na manhã deste sábado, dia 21 de maio, uma Feira de Saúde na Praça Getúlio Vargas para comemorar seus 114 anos de serviços prestados à comunidade. Fundado em 1908, o HSC é o maior centro de saúde do Vale do Rio Pardo, certificado com o nível 1 da Acreditação ONA, principal selo de qualidade concedido a instituições de saúde. Atualmente possui cerca de 23 mil metros quadrados de área construída, 245 leitos, mais de 900 funcionários e um corpo clínico qualificado e em constante aperfeiçoamento composto por 275 médicos.

Mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) desde 2003, o HSC é certificado também como Hospital de Ensino, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. Atualmente oferece cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas, além de receber a cada semestre uma média de 800 estudantes de diferentes cursos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos, qualificando a assistência à comunidade.

O Hospital Santa Cruz é referência em Alta Complexidade em Traumatologia/ Ortopedia e em Gestantes/Partos de Alto Risco, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Unidade de Referência em Oftalmologia. Além disso, possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.

Nos últimos dois anos, a Instituição enfrentou diferentes desafios devido à pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades para encontrar alternativas e para se adaptar à nova realidade, o HSC manteve a maioria dos seus serviços e buscou qualificar o atendimento nas demais áreas, com o compromisso de não deixar a população desassistida.

Feira de Saúde

A Feira de Saúde alusiva ao aniversário de 114 anos do Hospital Santa Cruz vai ocorrer neste sábado, dia 21, das 9h30min às 12h. O evento contará com diversos atendimentos e serviços prestados pelos residentes multiprofissionais do HSC, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

No local também serão prestadas informações sobre o Programa de Fidelidade Amigo HSC, sobre o Centro de Especialidades Médicas do HSC, sobre o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) e sobre o Projeto do Lino. Além disso, a secretaria de saúde do município estará presente como ponto de vacinação para a Gripe A e Covid-19.

Hospital Santa Cruz em números

De acordo com o Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2021 da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que apresenta dados, números e projetos desenvolvidos pelas suas quatro mantidas, o Hospital Santa Cruz teve, ao longo do último ano, 136.330 atendimentos ambulatoriais e 11.731 internações. Também foram feitos 11.354 procedimentos cirúrgicos e 1.987 partos.

Outros números apresentados no Balanço são as 366.098 refeições servidas ao longo de 2021 e as mais de 500 toneladas de roupas processadas pela lavanderia da casa de saúde. Estes e outros números do HSC, além de todos os projetos, programas, capacitações, cursos, eventos, entre outras ações desenvolvidas pelas quatro mantidas da Apesc em 2021 podem ser conferidos no Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social da entidade, por meio do link http://apesc.net.br/balanco2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui