O vereador Henrique Hermany (Progressistas) teve aprovado um requerimento para apoiar a ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Cruz com a implantação de mais 10 leitos de UTI geral – Nível 3 na casa de saúde.

O documento será encaminhado para a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; ao deputado Federal Pedro Westphalen; ao senador Luis Carlos Heinze e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A UTI Adulto do HSC foi inaugurada em 30 de junho de 1988, com oito leitos e atualmente conta com uma estrutura de 10 leitos, sendo oito destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dois para convênios e particular. Dos oito leitos SUS, dois são reservados para a alta complexidade cardiovascular. A unidade é coordenada pelo médico intensivista Rafael Botelho Foernges.

Em 2018, a UTI adulto do HSC foi habilitada com o nível 3 de excelência, que é o nível máximo que pode ser alcançado. A portaria 1927, de 28 de junho de 2018, reclassifica os leitos da unidade e estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde a serem incorporados ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Estado do RS e municípios.

Atingir o nível de excelência para a UTI Adulto foi uma das metas estabelecidas no Plano de Gestão de Especialização em Medicina Intensiva implementado pelo HSC em 2015. Para isso, o hospital contratou novos intensivistas visando atender à demanda com mais eficiência utilizando a mesma infraestrutura. Atualmente, a taxa de resolutividade da unidade supera os 85%, com 100% de especialistas no atendimento de rotina e 50% de plantão. O plano incluiu ainda a ampliação do espaço físico voltado para a área de ensino, uma nova sala de espera e espaço interno para visitas e informações médicas, a individualização de leitos, permitindo a presença de um acompanhante junto ao paciente, tornando o atendimento ainda mais humanizado, e a modernização constante dos equipamentos.

Equipe Multidisciplinar

Outro aspecto fundamental do Plano de Gestão foi a implementação de uma equipe multidisciplinar para abordagem dos pacientes, com a participação dos profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde do HSC. Em 2020 foram 996 pacientes internados na UTI Adulto, com um total de 2.724 pacientes-dia e uma permanência média de 2,74 dias, a uma taxa média de ocupação de 74% e taxa de mortalidade de 13,5%. Cabe ressaltar que em 2020, todos os pacientes com quadros respiratórios foram para a UTI Covid.

Para o futuro, a meta do Plano de Gestão de Especialização em Medicina Intensiva é formar profissionais especializados dentro do hospital por meio de um programa de residência médica em intensivismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui