Tradicional durante a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que acontece até o dia 15 de outubro, a Feirasul é uma exposição que tem o intuito de impulsionar os negócios, bem como destacar as potencialidades da indústria, comércio e serviços. Com funcionamento desde a abertura do parque da festa até as 23 horas, a feira conta com cerca de 180 expositores locais e de outras regiões do Brasil, e o envolvimento de aproximadamente 800 pessoas no trabalho durante o período. “A Feirasul oferece ao visitante diversas opções de compras, entretenimento, cultura e aprendizado”, destaca o coordenador da Feirasul, Marlon Bentlin.

 

Conforme Bentlin, a comercialização de espaços da Feirasul superou as expectativas em relação à retração da economia, com destaque para o preenchimento do Pavilhão 2, participação de empresas locais, qualidade dos estandes especiais, diversificação e qualificação dos expositores. “Temos um número de aproximadamente 7% de comercialização a mais que o ano passado”, ressaltou o coordenador. A feira ocupa quatro pavilhões em uma área de 5.400 metros quadrados. “Estimamos um acréscimo de 10% no volume de vendas em relação ao ano passado”, comenta.

 

EXPOSITORES – Nesta edição, os expositores abrangem os segmentos de móveis, decoração, alimentação, serviços de telefonia, brinquedos, máquinas e equipamentos, ótica, confecções, calçados, museu, mídia, imobiliário, consórcios, metais, joias e acessórios, cosméticos, bordados, artesanato e climatizadores. “Alguns deles possuem mais de 10 anos de parceria com a Oktoberfest”, frisa Bentlin. A Escola de Gastronomia Senac/Sindilojas e o Espaço Kids também fazem parte da Feirasul, assim como a Feira da Agroindústria Familiar e o Parque de Diversões. Além disso, vários expositores apresentam novidades como lançamentos imobiliários, novas máquinas e equipamentos, com destaque para a máquina de sorvete tailandês.

 

INOVAÇÕES – No ano passado, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Santa Cruz do Sul fez uma provocação aos empreendedores do Berçário Industrial para que criassem inovações para expor na Feirasul durante a realização da 33ª Oktoberfest. O resultado, que vem agradando ao público da Festa da Alegria, pode ser conferido no Pavilhão 3.

A Umma Ideias propôs algumas novidades e compartilhou com outros empreendedores do Berçário, que conta com 16 empresas dos setores têxtil, comunicação visual, marcenaria, de serralheria, móveis planejados e cenários para festas. A partir da união de todos, surgiram elementos como o Fusca-sofá, que consiste na parte traseira do automóvel mais popular da Volkswagen com vários elementos reciclados.

Os empreendedores colocaram em prática o seu conhecimento e os materiais das suas especialidades para a criação do Fusca-sofá, que possui carregador de celular, sistema de som e um frigobar no espaço em que ficaria o motor do veículo. “É ideal para uma sala de espera, por exemplo”, explica o agente de desenvolvimento da secretaria, Paulo Valdir Mans. De acordo com ele, o meio Fusca já está vendido.

Dentro do conceito de hot rods, que é uma forma de customização de veículos antigos, outro fusca está em exposição. O estande ainda conta com uma caminhonete Toyota, ano 64, totalmente customizada, que até participou do primeiro desfile temático da Oktoberfest. “Os empreendedores do Berçário aceitaram o nosso desafio e se uniram para realizar um belo trabalho que vem surpreendendo a todos”, argumenta.

Mans destaca que o Banco do Povo apoia o Berçário Industrial e presta um trabalho de consultoria junto aos empreendedores. Segundo ele, o requisito é trazer algo que se diferencie do comércio local, para evitar concorrência desleal com empresas estabelecidas. “Provocamos os pequenos empreendedores para criarem o que o mercado não dispõe. É um desafio grande, principalmente em tempos de instabilidade econômica”, revela Mans.