Foto: Ilustrativa

A Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul será realizada de 30/05 a 05/06. A programação está definida, com atividades dirigidas às escolas e também para a comunidade em geral.

Em 2022, o evento terá como foco principal a separação e a destinação correta de resíduos recicláveis. Por isso, serão desenvolvidas em diversas escolas estaduais e municipais debates e rodas de conversa sobre reciclagem e o tratamento adequado ao lixo. Também estão previstos o plantio de árvores nas instituições de ensino e visitas à Estação de Tratamento de Água. A chefe da Divisão de Análises de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Luciane Ribeiro, salienta que a edição do evento em 2022 abordará diversas questões referentes à preservação ambiental. “Buscamos o desenvolvimento e o estabelecimento de uma cultura de boas práticas que propiciem, de forma individual e coletiva, a construção de uma sociedade mais sustentável”, justificou.

O fechamento da programação acontecerá em grande estilo no domingo, 05. Pela manhã, haverá o Treino da Semana Ambiental, com caminhada e corrida, no Lago Dourado – inscrições e informações pelo link https://conteudo.meuresiduo.com/inscreva-se-corrida-semana-meio-ambiente-scs-2022. À tarde, o Pedal Dale Bike Ambiental – informações e inscrições em http://encurtador.com.br/mrxCX – prevê um trajeto de 18 km para ciclistas, com largada e chegada na praça Hainsi Gralow, com uma parada no Lago Dourado para hidratação antes do retorno.

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) manterá no Lago um posto para coleta de materiais recicláveis trazidos pelos participantes das atividades e pela comunidade. “Nosso intuito é fazer com que as pessoas se desloquem até o Lago e levem seus resíduos para a destinação final, em prol do meio ambiente”, declarou a engenheira ambiental Debora Leonhardt da Silva, integrante da comissão organizadora. Ela explica que a programação do evento foi construída de forma colaborativa por todas as entidades apoiadoras. Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Santa Cruz e idealizadora da Recicle Socioambiental, ela destaca a interação com as escolas municipais como um dos pontos importantes das atividades. “A cada dia da semana, as selecionadas receberão o plantio de árvores e ações de educação ambiental”, explicou.

Atividades abertas à comunidade

Outras ações também estão agendadas. No dia 01/06, no Palácio da Bandeira, às 10h, acontecerá o lançamento do projeto de caixas coletoras de bitucas de cigarro e reciclagem. A parceria entre Prefeitura, JTI e a empresa Poiato, desenvolvedora da tecnologia, instalará dispositivos de coleta nas praças da Bandeira e Getúlio Vargas.

No dia 02/06, às 19h, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) promove, às 19h, debate aberto ao público sobre ações de melhoria para o meio ambiente do município, na sede da entidade, à rua Venâncio Aires, 1448. No sábado, 04, a Coomcat fará atividade de conscientização ambiental da população na praça Getúlio Vargas, entre 8h e 12h.

A Semana do Meio Ambiente tem organização da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Corsan, Coomcat, Lixo Zero, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Strava Santa Cruz, Rota de Santa Maria, Casinha Verde, Fupasc, Sulpel, Seasc, Recicle Socioambiental, Faccin Bicicletas, Afubra, StockMed e MeuResíduo.

Confira a íntegra da programação em https://www.santacruz.rs.gov.br/download/cronograma_semana_meio_ambiente.pdf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui