Seguindo na busca por mais direitos e, também, por mais benefícios voltados aos agricultores e pecuaristas familiares, a FETAG-RS firmou convênio, dentro do projeto FETAG Mais, com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) que prevê a concessão de descontos nas mensalidades dos cursos ofertados pela Universidade de Passo Fundo. O ato oficial foi celebrado em uma live realizada no canal da UPF no Youtube.

A partir da assinatura do convênio, os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à FETAG-RS, e seus dependentes, terão acesso a descontos nos 58 cursos de graduação, nos mais de 100 cursos de MBA e de especialização, além dos 15 cursos de mestrado e 9 de doutorado.

Os descontos iniciam a partir da matrícula de 10 alunos em quaisquer um dos cursos da universidade, exceto medicina. Até 20 alunos, o benefício será de 15%. Acima de 20 alunos, 20%. Para alunos dos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi, o desconto será de 30%. O desconto já estará disponível para o
vestibular verão.

De acordo com a reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin, convênios como o que foi firmado hoje são fundamentais para reduzir as desigualdades e para desenvolver as atividades no campo. “A formação profissional precisa ser priorizada, fortalecendo a educação em todos os espaços, ajudando no dia a dia das pessoas e acelerando o processo para sermos mais inovadores. É preciso acreditar que juntos podemos melhorar a vida dos nossos associados. Vamos fazer muito mais, de mãos dadas”.

O coordenador da Regional Sindical Passo Fundo e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca, Nauro Nizzola, disse que “antigamente, quem trabalhava na roça, não precisava de estudo e mesmo quem queria, não tinha acesso. Hoje, vemos nossos agricultores desenvolvendo atividades que demandam conhecimento. Com o convênio, mais jovens poderão acessar o ensino que desejar, a distância ou presencial, fazendo com que tenhamos mais conhecimento e mais profissionais qualificados trabalhando em nossos municípios”.

Durante o live, o tesoureiro-geral da FETAG-RS, Agnaldo Barcelos, fez uma apresentação do projeto FETAG Mais que visa estabelecer convênios com os mais variados segmentos, concedendo benefícios para os associados dos sindicatos e seus dependentes. “O convênio com a UPF certamente será do interesse dos mais jovens, mas muitos outros agricultores, de todas as faixas etárias, poderão aprimorar seus conhecimentos, o que hoje em dia é muito importante”.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “todo agricultor precisa de conhecimento, principalmente em um momento em que é preciso aumentar a produção, sem deixar de lado as questões ambientais. O convênio entre a FETAG-RS e a FUPF é uma oportunidade para que as famílias possam se capacitar, assim aumentando as suas rendas e alimentando o mundo”.

Também participaram do ato, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, professor Luiz Fernando Pereira Neto, e o diretor do Campus da UPF de Casca, Henrique Bertosso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui