A EFASC – Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – promove no dia de hoje, 29, dentro da programação da Semana dos Alimentos Orgânicos da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo, a sua VII Semana dos Orgânicos com a temática “Juventude, Cooperação e Agroecologia”, com a presença de 90 pessoas, entre estudantes, agricultores e técnicos.

Foi com muita cantoria que a EFASC promoveu o dia de hoje da SAO da AAVRP 2019, movimentando a Juventude do Campo da região, pois dos 6 painelistas do dia, onde todos são jovens que atuam em diversas áreas da Agricultura Familiar na região, promovendo a Agroecologia nesses espaços bem diversos.

Pela manhã no Painel: Alimentos orgânicos, conexões possíveis, falaram o egresso da EFASC e mestrando em Desenvolvimento Rural, Evandro de Oliveira Lucas e a agricultora familiar Andressa Petter, da OCS (organismo de controle social) Orgânicos Estrela, de Estrela-RS. Evandro abordou o conceito de agroecologia e suas repercussões na academia e na agricultura familiar camponesa. Já Andressa trouxe sua realidade junto a produção de alimentos saudáveis junto a sua propriedade no Vale do Taquari. Para Andressa “Fazer agroecologia é antes de mais nada demonstrar amor pela terra, por produzir alimentos saudáveis e momentos como esse nos dá mais coragem para seguir em frente”, avalia.

Na parte da tarde, o painel foi sobre “A inserção dos egressos da EFASC nas experiências agroecológicas na região”. Estiveram debatendo com a juventude, 4 egressos da EFASC: Edson Hochscheidt, agricultor familiar e técnico em agricultura, de Santa Cruz do Sul. Danielli Fabris, técnica em agricultura da Coopsat, de Rio Pardo. Depois falou Mateus Ferreira Reis Costa, técnico agrícola da Ecovale, natural de Sinimbu. E por fim o egresso Diego Scherer, técnico em agricultura, acadêmico do Bacharel em Agroecologia UERGS/AGEFA, de Santa Cruz do Sul. Trazendo as suas realidades profissionais que vão desde o trabalho na propriedade familiar, passando por assessoria técnica junto a entidades da região, bem como as suas experiências acadêmicas pós formação da EFASC. Para Mateus, “Voltar para a escola na condição de egresso e socializar a experiência da gente para os estudantes da escola é muito gratificante e nos dá força para seguir na luta pela agroecologia na região”, pondera.

Para o tesoureiro da AGEFA, o agricultor familiar de Vera Cruz, Márcio Manske, “eventos como esse, que trazem nossos egressos de volta à escola para socializarem o seu trabalho junto a Agricultura Familiar regional, promovendo a Agroecologia, nos deixa primeiramente muito felizes, mas também nos mostra de que estamos no caminho certo”, finaliza.

Foto: Arquivo EFASC