Foto: Divulgação

Com o tema “Carrapato: o maior prejuízo da pecuária Gaúcha” acontece na próxima terça-feira, 31, na propriedade do agricultor André de Oliveira Pereira, em Linha Cerrito, interior do município de Venâncio Aires, um Dia de Campo voltado à Bovinocultura de Corte. O evento é destinado para produtores de bovinos de corte e pessoas vinculadas ao setor e é organizado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Diego Barden dos Santos explica que por meio do trabalho realizado pela Instituição, em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, se identificou a necessidade de começar a trabalhar com os produtores de bovinos de corte de maneira mais organizada, oportunizando momentos de troca de experiência e capacitação de alto nível.

O extensionista explica que o carrapato, assunto tema do evento, além do incômodo, é um dos grandes responsáveis pela Tristeza Parasitária Bovina. “É um ectoparasita que mais causa prejuízo à pecuária gaúcha. Por isso ao iniciar o trabalho de encontros coletivos com produtores de bovinos de corte é importante começarmos a falar em sanidade básica”.
Santos explica que o controle do carrapato tem suas peculiaridades e existem várias ferramentas para isso. “Neste encontro conversaremos sobre tudo isso, entender este parasita, como ele atua e quais são as opções de controle, que variam de região para região”.

A atividade será ministrada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinárias Dezidério Finamor, vinculado à Seapdr, e especialista em Sanidade Animal, José Reck. Inscrições podem ser realizadas no Escritório da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires ou pelo telefone (51) 9 9888-9409.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui