Foto: Lauren Fernandes

Celebrado nesta quinta-feira, 03, o feriado de Corpus Christi, faz parte do calendário católico e que foi instituída pela Igreja Católica no Século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. Previsto em lei, o dia de Corpus Christi é considerado como ponto facultativo, com municípios e empregadores ficando livres para decidir se aderem ou não ao feriado.

Marcando uma tradição católica popular e para lembrar a data religiosa, são confeccionados também os tapetes de Corpus Christi. Em Santa Cruz do Sul, as atividades são realizadas na Catedral São João Batista, a partir das 9h. A diferença deste ano, de acordo com a Diocese, além de haver limite de até 288 participantes na igreja, não terá o tradicional tapete, confeccionado em frente à catedral.

A missa na Catedral será presidida por Dom Aloísio, e terá transmissão da Rádio Santa Cruz, contando com a participação dos padres da comarca como sinal de unidade da Igreja na cidade. Haverá ainda missas nas paróquias, nos horários tradicionais de cada local. A inscrição deve ser realizada com a secretaria de cada igreja.

Em entrevista para o programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz, o bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli, relata que a data é uma manifestação pública de fé, ” Dentro da pandemia, não podemos celebrar como em tempos normais, vamos nos adaptar e acima de tudo colocar a vida e a proteção, mas isso não significa que não podemos comemorar o essencial, que é manifestar nossa fé na presença real e permanente de Jesus Cristo na eucaristia.”, explica.

Na parte da tarde e noite acontecerão as celebrações nas demais paróquias, que incentivam a doação de alimentos e agasalhos para serem destinados aos que necessitam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui