Foto: Wagner Carmo/CBAt

A atleta de lançamento de disco Fernanda Raquel Borges, natural de Santa Cruz do Sul, estará representando a região nas Olimpíadas de Tóquio. A competição, que inicialmente seria em 2020, foi adiada devido a pandemia relacionada ao Covid-19 e será realizada entre 23 de julho até 8 de agosto de 2021. Fernanda passou sua infância em Rio Pardinho, interior do município, onde seus pais residem até hoje.

Por volta de 2005, ela iniciou jogando handebol, quando foi convidada por uma amiga que treinava no municipal. Fernanda conta que por ter o braço forte, devido ao esporte, o lançamento de disco seria uma prova que encaixaria no perfil, para futuras competições. Em 2008, ela mudou-se para São Paulo na busca de um melhor local de treinamento.

Essa é a segunda olimpíada que Fernanda participa, mas ela já carrega consigo várias conquistas: em 2019 se classificou em 2º lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima; conquistou o 2º lugar nos Jogos Mundiais Militares; foi finalista no campeonato Mundial Doha em 2019; cinco vezes campeã brasileira; duas vezes campeã Sul-Americana; foi campeã Iberoamericana; foi duas vezes medalhista nos Jogos Sul-Americanos; participou quatro vezes do Campeonato Mundial (Moscou em 2013, Pequim em 2015, Londres em 2017, Doha em 2019) e também participou três vezes de Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011, Toronto 2015, Lima 2019).

Reconhecimento 

Devido ao histórico de dedicação da atleta e por representar o município ao redor do mundo, o vereador Cleber Pereira (DEM) pretende destinar o titulo de cidadã honorária para Fernanda. De acordo com a assessoria do vereador, a honraria deve ser dada assim que a atleta voltar de Tóquio.

Por Monique Rodrigues e Tatiana Schulz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui