Foto: Luiz Fernando Bertuol

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vem buscando alternativas para tornar os serviços de saúde mais acessíveis à população. Com este objetivo, a Administração Municipal colocou em prática durante o mês de maio um sistema para ampliar os horários disponíveis para atendimento nas unidades de saúde.

O projeto de atendimento noturno surgiu como uma ação permanente para oferecer horários adicionais a pessoas que trabalham nos horários de funcionamento das unidades de saúde, em um arranjo que combina as necessidades dos usuários e a agenda dos estabelecimentos. Conforme a secretária de Saúde, Daniela Dumke, a proposta vem para qualificar e fortalecer o serviço prestado, focando nos princípios fundamentais da atenção básica no Brasil – de integralidade, qualidade, equidade e participação social. “Ele é resultado da interação entre profissionais e comunidade, que debatem sobre suas necessidades”, explicou.

Para o projeto de atendimento noturno, foi estabelecido um cronograma para as equipes, que será revisto mensalmente. Os horários extras de trabalho foram definidos a partir de sugestões e solicitações dos moradores – inclusive com algumas opções pelo sábado de manhã. Daniela acredita que esta característica colaborativa trará grandes resultados. “Com isto, proporcionarmos à comunidade que trabalha no mesmo horário de funcionamento das unidades a possibilidade de buscar o atendimento”, avaliou.

A prefeita Helena Hermany enfatizou que a proposta apresenta possibilidades para que mais pessoas tenham acesso à saúde pública. “O projeto de atendimento noturno é uma ação inovadora, que se destaca em oferecer alternativas, construídas em conjunto com a população”, analisou.

Os atendimentos em horário noturno são exclusivos para trabalhadores – efetivos e temporários – que não consigam acessar os postos de saúde em horário de funcionamento normal, com agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde ou por telefone. A consulta também pode ser solicitada pelo familiar do interessado.

Serão oferecidos no turno da noite atendimentos médico e odontológico; realização de pré-câncer; e visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde (somente para aqueles que trabalham no horário de funcionamento das ESF). Além disso, vacinas, curativos e aplicação de medicações estarão disponíveis para público em geral.

19/05/2022 (Quinta)
Figueira
Pinheiral
Margarida

23/05/2022 (Segunda)
Cohab

24/05/2022 (Terça)
Progresso

25/05/2022 (Quarta)
Rauber

26/05/2022 (Quinta)
Cristal
Esmeralda
Rio Pardinho

28/05/2022 (Sábado)
Gaspar

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui