Foto: Luiz Fernando Bertuol

Alunos da Escola de Educação Básica Educar-se estiveram no Palacinho da Praça da Bandeira na manhã desta terça-feira, 07. A visita faz parte de um trabalho pedagógico sobre a história do município, suas características econômicas, sociais e geográficas.

O grupo com 49 estudantes da 4ª série do ensino fundamental foi recebido pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o vice-prefeito Elstor Desbessell. No Salão Nobre, as crianças conversaram com a prefeita, fazendo diversas perguntas sobre suas atribuições como mandatária do município. Questionada sobre como é administrar a cidade, ela afirmou que se sente grata por liderar uma comunidade com pessoas dispostas a colaborar e esclareceu como formou seu secretariado. “Escolhi pessoas que tivessem empatia com a população e conhecimento da área em que fossem atuar”, explicou. A prefeita também enfatizou a atuação de entidades de classe, clubes de serviço e órgãos de segurança, parcerias indispensáveis para o êxito de diversas ações. “Isso faz com que nosso município evolua”, comentou.

Helena contou aos estudantes sobre sua trajetória de vida. Órfã de pai aos 14 anos, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Anos depois, ingressaria no Banco do Brasil no primeiro concurso que permitiu a participação de mulheres. O envolvimento direto com a política surgiu quando o marido, Edmar Hermany, elegeu-se prefeito (1993-1996) e ela tornou-se primeira-dama do município. Conforme Helena, todas estas experiências serviram como preparação para assumir a tarefa de governar Santa Cruz do Sul. Ela recomendou às crianças que se dediquem aos estudos para estarem preparadas para os desafios da vida. “Aproveitem essa escola maravilhosa e a preparação que estão recebendo”, sugeriu.

Indagada sobre onde busca exemplo para governar, Helena lembrou do ex-prefeito Arno Frantz. ”Foi um prefeito humano. Uma pessoa simples, com vida modesta, que foi e continua sendo uma inspiração”, respondeu. Ela salienta que, mesmo após deixar o governo, Frantz seguiu sendo querido pela população devido ao legado que construiu. “Perguntem aos seus pais quem foi o Tio Arno e todos terão uma história bonita para contar sobre ele”, afirmou. Ao final do encontro, Helena recebeu diversos presentes, entre eles um livro com cartões postais e mensagens produzido pelos próprios alunos.

Visita didática – As professoras Márcia Murilo e Sâmera Uebel coordenaram a visita do grupo. Segundo Márcia, a escola tem trabalhado conteúdos como as atribuições do poder executivo municipal, aspectos da história, da geografia e da sociedade santa-cruzense. As perguntas feitas à prefeita foram elaboradas pelos estudantes. Durante o encontro, eles tomaram nota das respostas e, nas próximas aulas, deverão debater sobre a experiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui