Lourdinha, o papa Francisco declarou que até pode pensar em renunciar, mas não agora. Maravilha. E disse que renunciará só em caso de invalidez física por causa de sua doença na perna.

O papinha declarou também que se renunciasse iria residia na Basílica de São João do Latrão, a Catedral de Roma.

Em todo caso seria legal termos dois papas eméritos, sabe. Mas não será bom, pois tem muita anta na fila querendo ser papa. Será melhor ele resistir, sabe.

O papa emérito Bento XVI reside numa casa nos fundos do Vaticano, onde tem um jardim lindo.

A Basílica do Latrão é belíssima, Lourdinha. Sim, amore, já a visitei 3 ou até mesmo 4 vezes, viu. A segunda vez que estive lá no ano 2000 quando o papa João Paulo II fez uma celebração nas comemorações dos 2 mil anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi emocionante, minha santa.

Antes da missa começar, os bispos se concentraram no pátio da Basílica do Latrão para esperar o papa chegar. Fui para a praça e de lá olhei e vi 2 mil bispos (vindos do mundo inteiro) concentrados: uma imagem linda, sabe. Só se via solidéus vermelhos. Imagem única. Espetacular!

Lourdinha, a Basílica “San Giovanni Laterano” (São João do Latrão) é do século IV e sua construção foi concluída em 324, em estilo Barroco. Tem 19.600 metros quadrados. Está localizada no “Rione Monti (Distrito de Monti) e é a Catedral da cidade de Roma, enquanto o Vaticano é a sede do Papa para o mundo, cuja inauguração foi em 1626.

No início o papa Clemente XII a dedicou a Cristo, o Salvador, mas séculos depois foi dedicada também a São João Batista e a João, o Evangelista. O que significa Laterano? É porque aquela área pertencia à família de Sêxtio Laterano, uma família que trabalhava para o imperador. Como era uma família influente, o local ficou conhecido como o terreno (ou área) dos Laterano, sabe. Quando a conjuntura mudou, o imperador Constantino I passou tudo para as mãos da igreja.

Outro primor é o Obelisco Laterano que pesa 455 toneladas e fica ao lado da basílica. O obelisco veio do Egito e, depois de ser colocado em outros lugares e ter desaparecido por uns tempos (quando ficou soterrado), está ali desde 1588, sobre um pedestal de 3 metros. Botei as mãos nele e nas colunas da Basílica do Latrão, viu.

Outra maravilha é o Batistério de Latrão, de forma octogonal, datado de 432. Lindíssimo e fofinho.

Emocionante é a “Escada Santa”, Lourdinha. Essa escada foi trazida de Jerusalém por santa Helena, a mãe do imperador Constantino e diz a história que Jesus subiu esta escada no palácio de Pôncio Pilatos (naquela vez).

Tem 6 papas sepultados na Basílica de São João do Latrão, Lourdinha.

Sim, Lourdinha, por onde ando, quando encontro monumentos ou coisas antigas, eu boto as mãos, só para sentir as vibrações antigas e benfazejas, sabe.

Espetacular… Lourdinha.

Dogival Duarte, escritor e poeta

Foto: Rádio Vaticano

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui