A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz promove, entre esta terça-feira, 19, e quarta, 20, curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Saúde Bucal. A ação ocorre na Câmara de Vereadores, com a participação de cerca de 150 profissionais, divididos em dois grupos.

De acordo com o coordenador adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzke, a capacitação visa preparar os agentes para situações que necessitam da primeira intervenção. “Pela proximidade dos agentes com as pessoas, pois estão na rua, e conhecem seus territórios, eles precisam estar preparados para todas as situações de primeiros socorros”, explicou.

Ainda segundo ele, casos como os de queimaduras, reanimação cardiopulmonar, engasgo ou afogamento, por exemplo, os primeiros socorros são fundamentais. “Muitas vezes com uma intervenção rápida pode-se salvar uma vida”, afirmou.

A Secretária de Saúde, Daniela Dumke, prestigiou a atividade. “Desde o início assumi o compromisso de qualificar ainda mais nossos servidores da saúde, através da educação continuada. Queremos que os profissionais da atenção básica estejam preparados para o primeiro atendimento”, garantiu.

A coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, explica que os profissionais das unidades de saúde também serão contemplados com a qualificação. “Vamos oportunizar que médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos em enfermagem também recebam uma qualificação mais aprofundada da teoria e da prática”, destacou.

De acordo com ela, serão cerca de 170 profissionais da Atenção Básica que participarão de um curso teórico nos dias 29 de outubro, 3 e 5 de novembro. Já o curso prático ocorrerá no Parque da Oktober, em 6 de novembro.

Foto: Guilherme Neuhaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui