Pelo menos 49 pessoas morreram e 66 ficaram feridas quando um trem descarrilou ao sair de um túnel no leste de Taiwan, nesta sexta-feira, no pior incidente do tipo na ilha em 40 anos. O Taroko Express de oito carros, transportando 488 passageiros, estava a caminho da cidade costeira de Taitung, no sudeste da cidade de New Taipei, quando saiu dos trilhos perto de Chongde, Hualien, por volta das 9h30min, disse o Corpo de Bombeiros de Hualien. “Recebemos o relatório do acidente às 9h35min e enviamos equipes de resgate ao local às 9h58min para o resgate”, disse um bombeiro.

As autoridades disseram que um veículo de manutenção pode ter causado o acidente ao deslizar por um aterro e atingir o trem pouco antes de ele entrar no túnel perto da cidade costeira de Hualien. “Havia um veículo de construção que não estava estacionado corretamente e escorregou na ferrovia”, disse o chefe da polícia do condado de Hualien, Tsai Ding-hsien, a jornalistas, embora tenha dito que eles estavam “esclarecendo a causa do incidente”.

A polícia disse que dois dos vagões dianteiros do trem descarrilaram enquanto os outros se chocaram contra a parede do túnel, deixando dois deles gravemente mutilados. “O motorista do caminhão não estava no veículo quando ele deslizou pela encosta”, disse um porta-voz da polícia, acrescentando que o motorista foi posteriormente encontrado nas proximidades e levado a uma delegacia de polícia em Chongde para interrogatório.

O corpo de bombeiros informou que 66 pessoas feridas foram levadas ao hospital para tratamento. O primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang, disse antes que nove dos feridos estavam em estado crítico. “Lamentamos profundamente o acidente e faremos o nosso melhor para garantir que todas as pessoas afetadas estejam bem cuidadas”, disse ele, acrescentando que as equipes de resgate ainda estavam tentando libertar oito pessoas que estavam presas em uma das carruagens danificadas.

A presidente Tsai Ing-wen ordenou que os hospitais se preparassem para receber muitas vítimas, segundo seu gabinete. “A principal prioridade agora é ajudar as pessoas presas”, disse seu gabinete em um comunicado.

As imagens veiculadas pela mídia local UDN mostram que a frente do trem dentro do túnel havia sido devastada. A Cruz Vermelha de Taiwan também divulgou imagens de salva-vidas usando capacetes e lanternas andando no teto do trem destruído dentro do túnel para alcançar os sobreviventes.

“Tremor violento repentino”

Os passageiros da parte traseira do comboio conseguiram escapar do acidente relativamente ilesos. “Senti como se tivesse havido um choque violento repentino e caí no chão”, disse uma mulher à rede de televisão. “Nós quebramos a janela para subir no teto do trem e sair.”

O acidente coincide com o início do feriado anual da limpeza de túmulos, um feriado prolongado que enche as estradas e ferrovias do país. Durante este período, os habitantes geralmente voltam às suas cidades para limpar os túmulos de seus parentes e fazer oferendas.

A linha férrea oriental de Taiwan costuma ser uma atração turística porque se estende ao longo de sua esplêndida e menos populosa costa oriental. Através de vários túneis e pontes, ele serpenteia por montanhas e desfiladeiros espetaculares antes de descer pelo Vale Huadong.

Este acidente foi o pior desde 1991, quando 30 passageiros morreram e 112 ficaram feridos na colisão de dois trens em Miaoli. O jornal Apple Daily disse que o pior acidente na ilha foi em 1948 e deixou 64 mortos.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui