Foto: Divulgação

Com o slogan A fome voltou! Medidas já!, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) promovem no dia 8 de julho, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, a V Conferência Regional e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Vale do Rio Pardo. As inscrições são gratuitas, abertas ao público, e já podem ser efetuadas acessando o link https://forms.gle/JP8jPfKk9y3jvdRx5.

O evento acontece a cada quatro anos e o objetivo desta edição é promover um debate intersetorial, com participação de gestores da esfera governamental, sociedade civil, profissionais atuantes e interessados no tema, estudantes e comunidade em geral acerca da situação atual de insegurança alimentar e nutricional. Durante a conferência deverão ser apresentadas diretrizes e propostas políticas públicas para a superação da fome e da miséria.

De acordo com a nutricionista da Sehase, Thais Oviedo Saraiva, o slogan A fome voltou! Medidas já! remete para a situação alarmante de agravamento da fome no país, um dos reflexos da pandemia. Segundo ela, conforme o último Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado em junho de 2022, entre o último trimestre de 2020 e o primeiro trimestre deste ano, a insegurança alimentar subiu de 9 por cento para 15 por cento, incorporando, em pouco mais de um ano, 14 milhões de novos brasileiros que passaram a conviver com a fome. “O atual cenário reflete inúmeros prejuízos, dentre eles a redução ou perda da renda familiar e, consequentemente, o acesso à alimentação básica”, avaliou.

A programação da conferência terá início às 8 horas com o credenciamento dos participantes e na sequência um momento cultural com os alunos da Associação Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). Após haverá abertura oficial do evento, com pronunciamento de autoridades e aprovação do regimento interno. Três painéis serão realizados ainda na parte da manhã sobre diferentes temas relacionados à segurança alimentar e nutricional. Já o período da tarde será reservado para a discussão dos eixos dentro de cada grupo de trabalho.

O primeiro painel, intitulado Histórico da Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Santa Cruz do Sul, terá início às 9h30min, com explanação da nutricionista da prefeitura Tais Giordani Pereira. O segundo painel terá como palestrante o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, que falará sobre o projeto Conexão Alimentar – Toneladas na Palma da Mão. E após um intervalo para coffe break, a pesquisadora no Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Regional da Unisc, Potira Preiss, apresentará o painel A Fome Voltou: Desafios para a Garantia do Direito a uma Alimentação Adequada, Saudável e Sustentável.

Para discussão dos grupos de trabalho no início da tarde serão propostos quatro eixos: Produção, Abastecimento e Acesso aos Alimentos; Educação Alimentar e Qualidade dos Alimentos; Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A partir das 14h30min estão previstas a apresentação e a aprovação das propostas na plenária e a votação dos delegados para representação na VIII Conferência Estadual, a ser realizada nos dias 27 e 28 de julho. O encerramento do evento será por volta das 17 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui