Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Conhecida como a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 44ª Expointer começou neste sábado, 04, às 8h, respeitando todos os protocolos sanitários definidos para o evento. Às 9h, ocorreu uma cerimônia de abertura dos portões, no estande da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no Pavilhão Internacional.

Participaram deste ato simbólico o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, os copromotores da Expointer e demais autoridades. O evento terá transmissão ao vivo pela plataforma da Expointer On-line.

“A expectativa é positiva, pois o cenário da agricultura é muito positivo. A Expointer de 2021 será uma feira de negócios, de retomada econômica, de otimismo, que refletirá importantes momentos para a agropecuária gaúcha: uma safra recorde de soja no verão, boas perspectivas para a safra de inverno e a conquista do novo status de área livre de febre aftosa sem vacinação”, destaca Silvana.

Diversas autoridades devem visitar o evento ao longo dos nove dias. Na segunda-feira, 6, o vice-presidente Hamilton Mourão estará presente no Parque de Exposições Assis Brasil. No dia 10, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participará da Abertura Oficial da Expointer, às 10h, quando acontece o desfile dos campeões.

Para esta edição, primeira presencial desde 2019, haverá limitação de público dentro do parque. Os portões estarão abertos para receber até 15 mil visitantes ao dia. Muitas atrações estão confirmadas. O público pode conferir os pavilhões dos animais de argola que, neste ano, chegam a 2.825, de 89 raças diferentes, além de julgamentos, leilões, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas agrícolas, artesanato e shows musicais transmitidos ao vivo pela internet, entre outros.

Ao todo, a feira contará com 546 expositores entre empreendimentos da agricultura familiar, comércio, empresas de máquinas agrícolas e de serviços.

Eventos do final de semana

No sábado, 04, às 16h, ocorre o lançamento da revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021, com transmissão ao vivo pelo site da Expointer. A revista foi elaborada pelo Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Seapdr e detalha os números das principais culturas agropecuárias do Estado. Durante todo o sábado ocorrem ainda provas de cavalo Crioulo e Árabe, além de julgamentos e chegada de animais.

Para o domingo (5/9), estão previstas a fase final classificatória aberta do cavalo Crioulo pela manhã, prova dos três tambores do cavalo árabe à tarde e julgamentos durante todo o dia.

Horário da feira e ingressos

Os portões de acesso ao parque ficarão abertos das 8h às 19h30. Todas as atividades funcionam até as 23h. Os ingressos são vendidos no site oficial da Expointer antecipadamente, mediante o preenchimento de formulário elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Até as 13h desta sexta-feira, 03, 20,7 mil bilhetes foram comercializados. Todas as pessoas serão obrigadas a usar máscara e passarão por uma triagem na entrada do parque, com medição de temperatura. Não será obrigatório estar vacinado contra a Covid-19 para participar do evento.

Acesso do público

O público externo terá apenas dois acessos. Um deles será pelo portão principal (portão 2), localizado em frente à BR-116, e outro será o portão do estacionamento (15). Os expositores acessam o parque pelos portões 5 e 10. A imprensa pelo portão 5. Os trabalhadores e veículos a serviço devem usar o portão 7, enquanto que autoridades e convidados devem se dirigir ao portão 4.

Protocolos sanitários

Para circular no evento, todos os visitantes e o público interno precisarão seguir regras sanitárias, como uso obrigatório de máscara e álcool gel, além de evitar aglomerações mesmo em espaços ao ar livre.

O público interno (expositores, copromotores e trabalhadores em geral), que estará presente durante toda a Expointer, deverá providenciar o exame e apresentar o resultado negativo ou não detectável para Covid no primeiro dia de acesso ao parque.

Dentro do Parque Assis Brasil, haverá dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos. Além disso, 115 monitores treinados pela Secretaria Estadual da Saúde farão abordagens educativas sobre a prevenção contra a Covid-19, orientarão sobre o uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

Estarão proibidas as seguintes atividades dentro do Parque: eventos como happy hour e coquetéis, entre outros; oferta de produtos para degustação; excursões; parque de diversões; qualquer tipo de shows, atividades promocionais ou ações que possam gerar aglomeração de pessoas; música alta que prejudique a comunicação entre clientes; danças, bailes e a permanência de pessoas em pé em ambientes fechados.

GovRS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui