A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada de 1º a 19 de novembro, será uma festa literária marcada pela diversidade de gênero, de etnias, de faixa etária e de alguns grandes nomes da literatura pelo mundo, pelo país e pelo Estado. Duas grandes presenças anunciadas pelo prsidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena, são o Nobel de Literatura em 1986, Wole Soyinka, e o escritor trans francês Sam Bourcier, um dos primeiros a tratar de uma teoria queer nos anos 1990.

Soyinka é tema de programação especial no último final de semana do evento, dias 18 e 19 de novembro. No dia 18, às 15h30min, a escrita do autor nigeriano será analisada por Adriano Migliavacca na Sala Leste do Santander Cultural. No mesmo dia, 18h, um sarau vai homenagear o escritor e sua obra na Tenda de Pasárgada, com a participação de Eliane Marques, Lucia Bins Ely e Adriano Migliavacca. No dia 19, o autor participa de conferência, 11h, no Theatro São Pedro e autografa “O Leão e a Joia” (Geração Editorial, 2012), ao meio-dia, no local.

Conforme a coordenadora da programação adulta, Jussara Rodrigues, a presença de uma comitiva de autores nórdicos será uma das grandes novidades desta feira. Serão dez autores (nove nomes) de Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia. São nomes como o sueco Kim W. Andersson, o duo dinamarquês A. J. Kazinski, pseudônimo sob o qual Anders Rønnow Klarlund e Jacob Weinreich assinam histórias de suspense e mistério policial; o islandês Einar Már Gudmundsson, o noruguês Dag Solstad e o finlandês Aki Ollikainen.

Em relação à área infantil e juvenil, o o Teatro Carlos Urbim estará na avenida Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial, com capacidade para 350 pessoas. Conforme a coordenadora Sonia Zanchetta, no Espaço Cultural dos Correios, que fica no térreo do Memorial do RS, haverá a Biblioteca Moacyr Scliar, a cargo da ONG Cirandar; a Bebeteca, com acervo para crianças de até 6 anos; a Sala dos Autores e a coordenação da Área Infantil e Juvenil. “A Área Infantil e Juvenil vai homenagear os contos de Hans Christian Andersen, em função dos países nórdicos homenageados. Uma novidade será O Espaço do Conhecimento, patrocinado pela Petrobras, cuja programação terá foco no uso das novas tecnologias.

Por: Correio do Povo